Existem bilhões de animais de produção, e todos esses animais passam por diversas situações estressantes, sofridas, com procedimentos desnecessários até a hora do seu abate. Isso acontece porque grande parte dos profissionais que trabalham com esses animais não possui o devido conhecimento, desconhecendo as técnicas que são utilizadas para assegurar um tratamento mais humanizado destes animais.

Com isso, a produção humanizada está ganhando cada vez mais força e mais empresas estão se adequando a essa prática.

Você já ouviu falar na tática? Se não, fique por aqui e entenda mais sobre essa prática.

O que é a produção humanizada?

A produção humanizada é um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem ao animal o bem-estar, desde o seu embarque na propriedade rural, até a operação final, no frigorífico.

O grande objetivo da produção humanizada é fazer com que ele seja realizado sem sofrimentos desnecessários, assim como a sangria, que passaria ser mais eficiente. As condições humanitárias não devem prevalecer somente no ato do abate, mas também, nos momentos que precedem ao abate.

Dessa forma, é amenizado o sofrimento do animal, além de garantir uma melhora na qualidade da carne.

Como é realizada a produção humanizada?

Tendo como grande objetivo reduzir o sofrimento do animal, o abate humanizado necessita de profissionais capacitados, assim como soluções simples e práticas para realizar esse tipo de abatimento.

Com isso, a prática visa:

  • Utilizar técnicas humanitárias no manuseio dos animais;
  • Insensibilizar os animais antes do abate, evitando que sofrer desnecessariamente;
  • Utilizar corretamente os equipamentos de insensibilização e de imobilização de animais;
  • Manuseio dos suínos em grupo para reduzir o estresse de cada animal;
  • Instalar lâmpadas azuis para acalmar as aves;
  • Uso de pisos antiderrapantes e de rampas pouco inclinadas para evitar quedas

Quais são os benefícios da produção humanizada?

O abate humanizado não irá aumentar em nada os custos dos produtores. Pelo contrário, ele fará com que as perdas sejam reduzidas, o que impactará diretamente na produtividade, que aumentará. Além disso, serão oferecidos produtos que têm valores agregados em um mercado de consumidores que estão cada vez mais exigentes.

Mas, sem dúvida alguma, o mais importante é que os animais passarão a viver sem o estresse negativo, aquele que o corpo não consegue se adaptar, e os sofrimentos desnecessários.

Uma coisa que foi constatada é que, nos últimos cinco anos, os frigoríficos que passaram a colocar em prática a produção humanizada, tiveram uma melhora nas suas imagens, o que fez com que eles se tornassem mais competitivos.

Com a prática, a redução das lesões também ajudou a diminuir as perdas e a melhorar a qualidade da carne. Isso, sem falar no bem-estar do animal.