Considerado um dos peixes mais magros existentes, a Tilápia está sempre presente nas dietas que visam o emagrecimento. Sendo um peixe de origem africana, há muitos anos os egípcios já faziam o cultivo desse peixe em cativeiro, tanto para o consumo, quanto para a venda de mercadorias, o que o fez ficar conhecido como a Tilápia do Nilo.

O maior produtor natural da Tilápia é a China, mesmo o peixe sendo famoso em todo o mundo. Ele é o segundo mais consumido, ficando atrás apenas das carpas, que é bem consumida na Ásia.

Sendo um peixe de água doce, a Tilápia possui algumas espécies que se adaptam em ambientes que possuem diferentes salinidades, ou seja, podem ser cultivadas além da água doce, como nas águas salobras e nas águas salgadas (do mar).

Sua carne é extremamente saborosa e a sua produção é bastante rentável, pois ela precisa de pouco espaço e consegue se reproduzir rapidamente num curto espaço de tempo. No Brasil, a Tilápia é um dos peixes mais consumidos e mais produzidos também.

Quais são os benefícios que a Tilápia oferece?

A Tilápia possui um alto valor nutritivo e é por isso que ela está presente na dieta das pessoas. Mas não é só isso que a Tilápia tem a oferecer. Observe os outros benefícios que ela oferece.

Alto teor de proteínas

Possuindo um grande número de proteínas, a Tilápia é um tipo de peixe que ajuda a aumentar a massa muscular, sendo essencial para aqueles que estão praticando atividades físicas.

Para se ter uma ideia, 1 filé de Tilápia cru possui cerca de 115 gramas, onde destes, 23 gramas são de proteínas, 2 gramas de gorduras, 0 carboidratos e 111 calorias.

As proteínas são muito importantes para a formação de todos os tecidos do corpo, podendo ser quebradas e reagrupadas para que sintetizem qualquer tipo de tecido que precise ser reconstruído.

As fibras musculares são excelentes exemplos da importância das proteínas, pois, após uma sessão de treinos na academia, a área ficará bastante lesionada e, com isso, precisará ser reconstruída. Para isso, estará necessitada de proteínas que possuam um alto valor biológico.

Ajuda a emagrecer

Ele é bastante utilizado em dietas porque possui duas características importantes para quem quer perder peso: é rico em proteínas e tem baixa caloria, sendo pobre em gorduras.

E tem mais: é um peixe que possui uma grande quantidade de proteínas, sendo ideal para o organismo, pois ele gasta muito mais energia para conseguir metabolizá-las.

A proteína é uma substância que possui diversas ligações, sendo muito mais difícil de quebrar em partes pequenas do que os carboidratos ou as gorduras. Dessa forma, você ingere poucas calorias e ainda gasta o que está sendo acumulado.

Benefícios para o cérebro

O ômega-3 presente no peixe Tilápia oferece milhares de maravilhas para o cérebro, ajudando a melhorar a memória e a concentração, além de ajudara prevenir doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.