Aprimoramento genético

Nos dias de hoje para o desenvolvimento da piscicultura do país não basta a diversidade de espécies de peixes, as condições ambientais favoráveis, o conhecimento, o desenvolvimento, a utilização de biotécnicas de reprodução ou práticas zootécnicas para cultivo de peixes nativos e exóticos. A maximização do cultivo de peixes que se mostram geneticamente superiores para o interesse econômico em condições específicas de cultivo, são fundamentais para desenvolver da atividade na pecuária.
Os programas de aprimoramento genético de peixes são necessários para atender a demanda do mercado, com maior padronização, para promover um maior retorno econômico no setor. Eles são utilizados para o cruzamento de espécies diferentes para produção de indivíduos mais adequados e produtivos. Eles são baseados na informação individualizada e no uso de avaliação genética de acordo com a base em metodologias estatísticas validadas em outras espécies animais.
O aprimoramento das tilápias é o que vem se mostrando mais avanço em condições de cultivo nos trópicos. Há um programa de melhoramento genético de tilápias em condições brasileiras de cultivo, desde 2005 com a importação de 600 exemplares de 30 famílias da linhagem GIFT da Malásia.
A partir dessa importação, foram realizadas avaliações para o desempenho dentro de tanques-rede e viveiros, de animais que surgiram de acasalamentos controlados. Com isso, é realizada uma avaliação individual para obter os indicadores de qualidade genética de cada um dos peixes, a partir de suas próprias informações e dos seus antecessores.

O que é aprimoramento genético de peixe?

O aprimoramento genético é feito ainda nos primeiros contatos do peixe com o ambiente externo, em uma cadeia de produção para o consumo. É estabelecido um fenótipo aprimorado, conforme as necessidades de criação.
Assim surge o padrão e um critério. Depois, é só selecionar os representantes com os traços que se precisa e fazer o cruzamento. O cruzamento de espécies com traços em comum é a base para o aprimoramento em grande escala.
Benefícios do aprimoramento da tilápia Lake’s Fish
Há vantagens no aprimoramento genético quando ele é realizado de forma correta. Uma delas é a maior quantidade de peixes que podem ser usados para o consumo. No processo nenhuma das espécies é inutilizada, porque todos os peixes já possuem o traço de seleção e acontece maior rendimento de filés a partir da versão aprimorada.
Essa técnica quando usada em grandes cadeias de comercialização como a Lake’s Fish, ajuda a reduzir a mortalidade de tilápias destinadas para o consumo, com uma alimentação mais apropriada e melhores condições de vida. Isso, porque as empresas como a Lake’s Fish controlam todo o processo.
Na hora de obter o produto final são analisados vários fatores, como procedência do peixe, marca, condições de transportes, durabilidade e condições em que a criação foi feita.
Por meio do aprimoramento genético, a Lake’s Fish oferece uma tilápia de boa qualidade, nutritiva e com menor gasto. Assim, o valor que chega ao consumidor é bem mais atraente.