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O que é ômega 3?

O ômega 3 é um ácido graxo essencial que não é produzido pelo nosso corpo, que se divide em três tipos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

Ácido alfa-linolênico – ALA

Ele tem ação antioxidante e ajuda na cognição e na conexão dos neurônios.

Ácido eicosapentaenoico – EPA

Ele tem função anti-inflamatória, cuida da saúde do coração e ajuda no fluxo da circulação sanguínea, evita formação de coágulos e diminui risco de trombose e AVC.

Ácido docosahexaenoico – DHA

Ele tem a habilidade de se converter em DHA ou em EPA dentro do corpo. Mas, há as suas limitações, pois também são usadas para outras funções metabólicas.

Todos eles são importantes para o corpo durante e depois da gravidez para que conseguir todas as fontes regulares de nutriente.

Benefícios

O ômega-3 melhora a saúde de pessoas com doenças cardiovasculares e obesidade, melhora a memória, concentração e desempenho. E, para, as grávidas, ajuda a prolongar a gestação, diminuindo o risco de parto prematuro, ajudando no desenvolvimento do feto.

Desenvolvimento na barriga da mãe

Ingerir diariamente ômega 3 na gravidez, através de alimentos como salmão, atum ou sardinha ou até mesmo tomar as cápsulas pode deixar o bebê mais inteligente e com melhor desenvolvimento

O tecido que forma o nosso cérebro precisa do ômega 3 para se desenvolver completamente. Ele, também, protege a saúde da mamãe e melhora o bem-estar.

Benefícios para a gestação

Ajuda no desenvolvimento cerebral do bebê, contribuindo para a inteligência ao contribuir na formação do cérebro e do sistema nervoso.

Ajuda a fortalecer o sistema respiratório diminuindo as chances de asma no bebê.

Diminui a possibilidade da mãe ter depressão pós parto, pois as mães passam para os bebês uma grande quantidade dos ácidos graxos essenciais. A pouca quantidade dele aumenta a predisposição à depressão ou mal funcionamento cerebral.

Ele diminui a pressão sanguínea, ajudando a evitar problemas circulatórios e de hipertensão gestacional. Ele melhora o funcionamento cardiovascular e atua como anti-inflamatório para a mamãe.

Reduz as chances de partos prematuros espontâneos, atua no desenvolvimento cerebral e da retina do bebê.

É uma boa prevenção contra as alergias infantis.

Suplemento de ômega 3 na gravidez

O suplemento deve ser tomado, só por recomendação de um médico ou nutricionista. A quantidade máxima de suplemento de ômega 3 que se pode consumir por dia é de 3 g

Onde encontrar ômega 3

As melhores fontes de ômega 3 são os óleos de peixes de água fria, o Krill e óleos de linhaça ou óleo de prímula. O ideal é que no primeiro trimestre de gestação e durante a amamentação, o consumo diário precisa ser no mínimo 300mg ou 2 colheres de sopa de óleo de linhaça por dia ou 200g de peixe de água fria.

Perigo do parto prematuro

Quanto mais cedo um bebê nasce, maior é o risco de desenvolver problemas de saúde no trato respiratório, mau funcionamento do intestino, sistema imunológico deficiente, etc.

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