Um bom frigorífico precisa dispor de certos equipamentos e ter uma correta higiene do local para cultivo de peixes de qualidade. Na teoria, todas as empresas sabem dessas regras. Mas quais delas realmente estão preocupadas com isso?

Para distinguir os locais de produção de qualidade, são produzidos dois certificados: o SIF e o FDA. Ambos já foram dados ao Lake’s Fish! Hoje, você tem a oportunidade de entender mais sobre cada um deles.

O QUE É O CERTIFICADO SIF?

O SIF é o Serviço de Inspeção Federal do governo do Brasil. Esse é um órgão subordinado ao DIPOA, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. De maneira geral, ambas as instituições asseguram a qualidade de produtos alimentícios ou não, sendo todos de origem animal.

Normalmente, os órgãos inspecionam estabelecimentos, como fábricas, lojas e inclusive os frigoríficos. Como resultados dessa regularização dos locais, há uma certificação que garante que toda a produção esteja sendo feita em condições de qualidade, de acordo com as normas legais sobre esse ramo.

Quando há a aprovação, significa que o frigorífico possui equipamentos e espaços de higiene completa, assim como implementos tecnológicos que condizem com os meios de produção atuais. A empresa Lake’s Fish possui certificação completa, entregando uma tilápia inigualável ao público.

O QUE É O CERTIFICADO FDA?

Já o FDA é uma sigla que corresponde a Food and Drug Administration, ou seja, Administração de Alimentos e Remédios, em tradução para o português. Esse é um órgão regulador, subordinado ao governo dos Estados Unidos.

Ele começou as suas operações em 1862, com o objetivo de fazer um controle eficiente de alimentos e remédios, para que todos se enquadrem na lei vigente. Em termos simples, são aplicados alguns testes em cada um dos produtos, para entender mais sobre a qualidade.

A certificação, nesse caso, é concedida por essa instituição para estabelecimentos de produção de alimentos que seguem as normas de controle, higiene e níveis de segurança para consumo. É o que ocorre no caso da Lake’s Fish.

Diferentemente do SIF, esse certificado é concedido pelos EUA. Isso significa que a empresa possui um frigorífico de qualidade atestada no país, expandindo a produção de tilápia.

O QUE MUDA NA QUALIDADE DO PEIXE?

Ter essas certificações é um requisito para que o estabelecimento continue funcionando plenamente. Mas o que isso realmente muda na qualidade do prato que você consome? São muitos os detalhes que fazem a diferença.

Primeiramente, precisamos entender que os frutos do mar são muito delicados. Eles estragam rápido e precisam ser mantidos em ambientes com temperatura muito baixa. O frigorífico precisa manter níveis controlados de resfriamento.

Depois, há a questão da higienização no processo de preparo. Com esse certificado, você garante que o peixe recebido foi examinado com tecnologia de ponta.

E aí, você entendeu como ter o SIF e o FDA pode dizer muita coisa sobre o seu local de produção? O que você achou do conteúdo de hoje? Deixe o seu comentário abaixo!