Os alevinos são muito indicados para o cultivo de tilápia de qualidade. São poucas as empresas que realmente tomam esse cuidado, acompanhando o desenvolvimento do peixe de perto.

Se você ainda não sabe o que são alevinos e como o seu cultivo pode melhorar a qualidade do produto, acompanhe nosso conteúdo. Assim, você entende exatamente como o alimento de qualidade chega a sua mesa!

O QUE SÃO ALEVINOS?

Muitas pessoas acham que um alevino é um peixe em seus primeiros meses de vida. Na realidade, esse termos é usado para designar o peixe nos primeiros minutos de vida.

Esses animais acabaram de sair dos ovos e já absorveram o chamado saco vitelino. Eles são considerados ideais para começar o trabalho de cultivo, por ainda não possuírem contatos independentes com o meio em que estão inseridos.

É por conta desse estágio crítico que o cultivo de peixes desde o nascimento é tão importante. O alevino é uma espécie que pode ser criada da maneira correta para produção de alimentos.

Você pode pensar em um alevino como o girino, que depois virará um sapo. Desconsidere, aqui, todas as especificidades biológicas da espécie.

A seguir, vamos pontuar alguns fatos que tornam o cultivo de alevinos benéfico para criar o melhor produto do mercado.

REVERSÃO SEXUAL

O processo de reversão sexual consiste no fornecimento de uma série de hormônios, para que todas as tilápias tenham gônadas. É como se, independentemente do sexo, os peixes se desenvolvessem como machos.

É preferível ter esse sexo, pois podemos criar o chamado super-macho, com crescimento, desenvolvimento e engorda acima da média. Eles rendem mais em quantidades de filés vendidos. Vale citar que o processo só pode ocorrer nos alevinos, que ainda estão iniciando a vida.

MAIOR CONTROLE DE COMPORTAMENTO

Uma tilápia criada em ambientes sem controle pode se comportar de uma maneira não recomendada para o cultivo. É comum que os peixes se tornem menos manipuláveis quando são cultivados mais tarde.

Quando investimos em alevinos, você pode condicionar todos os comportamentos para que nada saia do controle. Assim, asseguramos a qualidade do filé e o processo de abatimento se torna mais fácil.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DESDE O INÍCIO

A alimentação do peixe precisa ser controlada, pois há a necessidade de integração de nutrientes e de hormônios à alimentação. Por isso, não podemos começar o cultivo em uma fase tardia.

Os alevinos são, desde o início do desenvolvimento, alimentados apenas com elementos que enriquecem o rendimento do peixe, para transformação em produto consumível.

PROCESSO MAIS RÁPIDO

Por que há o procedimento de engorda dos peixes? Por meio dessa técnica, o produto final fica pronto com mais rapidez. Você não precisa esperar o tempo de desenvolvimento natural do animal.

Quando trabalhamos com alevinos, além de ser mais fácil controlar o tempo, tudo leva um período menor para ocorrer.

E aí, você ficou com alguma dúvida? Tem mais questionamentos sobre o nosso método de cultivo? Deixe um comentário abaixo e confira os outros artigos.