Dificilmente você encontrará alguém que não goste de peixe. E, independente da forma como ele é feito, o seu sabor inconfundível está sempre presente. Além de ser extremamente saboroso, podendo ser preparado com qualquer receita, ele é muito saudável, sendo indicado por muitos nutricionistas como um alimento que contém diversas propriedades benéficas ao corpo.

E, como nós adoramos peixe, resolvemos compartilhar com vocês algumas receitas, algumas dicas para preparar o peixe para a sua receita.

Prepare-se, pois as receitas são umas melhores que as outras. O paladar está aguçado e a boca, cheia d’água. Vamos a elas!

Dicas para preparar o peixe

Seja ele frio, grelhado, na moqueca, existem diversas formas de preparar o peixe. Para preparar uma boa receita, lembre-se que a escolha dos ingredientes é muito importante, mais ainda quando o assunto é com peixe.

E você saber o tipo de preparo que é ideal para cada peixe faz toda a diferença. Você tem um melhor aproveitamento do peixe, além de uma refeição bem deliciosa.

Para entender melhor, de uma forma geral, os peixes de água doce possuem mais gorduras e deixam o gosto mais marcante. Já os peixes do mar, de água salgada, possuem menos gordura e são mais leves.

Veja as dicas para cada tipo de peixe abaixo.

Badejo

Esse tipo de peixe é o preferido para aqueles que gostam de fazer moqueca. A sua carne é mais firme, sendo ideal para ser escolhido no preparo de ensopados e moquecas, uma vez que não existe a preocupação do peixe se desfazer enquanto está sendo cozinhado. Esse peixe tem uma carne bastante saborosa, que tem um grande poder de absorção dos sabores dos temperos.

Robalo

Um dos peixes mais caros do mercado, possui uma carne branca e delicada. Quando está cozinhando, ele se desfaz em lascas, sendo a sua melhor forma de preparo o assado no forno ou na grelha, onde ele conserva o sabor e mantém a sua forma. O seu preparo cozido a vapor também é muito recomendado, pois preserva a textura e a umidade do peixe. Ele é de rápido cozimento, portanto, tenha atenção quando estiver no fogo.

Salmão

É ideal para quem está de dieta ou quer perder alguns quilos, podendo ser preparado de diferentes formas. É um dos peixes mais gostosos que existe. Uma das melhores formas de explorar ao máximo o seu sabor é grelhá-lo lentamente. Outra ótima opção é fazê-lo defumado. Uma dica sobre o salmão é que, na hora em que for prepará-lo, não retirar a pele do salmão, pois é ela quem mantém a forma do peixe e ajuda a não ressecar.

Dicas sobre o preparo do peixe

Você tem que ficar de olho quando for colocar o peixe para cozer. Uma vez que ele passa do ponto, a sua carne fica ressecada e sem gosto. Outro detalhe importante é o tipo de tempero que você irá utilizar. Cada tipo de peixe pede tempero com ervas e especiarias que combinem com ele.

Alho, limão e sal não ficam bem em peixes delicados, como o linguado. Na maior parte dos casos, o sal e a pimenta do reino dão conta do recado. Você pode preparar o peixe de diferentes formas, como cru, marinado, curado, escalfados, grelhadas, assados, fritos, ensopados, empanados e defumados.

Escolha o seu peixe preferido e mão na massa!