A tilápia é um peixe de água doce e salgada, fácil de preparar e com ótimo gosto. Ele tem baixo teor de poucas calorias e gorduras, além de ser uma grande fonte de nutrientes essenciais. 

Ele traz vários benefícios.

Coração

Esse peixe tem vários elementos que ajudam na saúde do coração, cuidando do sistema cardiovascular. Com ele é possível obter o DHA que é muito importante, mas o nosso organismo não consegue produzir. Ele ajuda o sangue a circular melhor, prevenindo a pressão alta e problemas cardíacos, com menor quantidade de colesterol ruim.

Proteínas

A tilápia é rica em proteínas importantes que auxiliam nos processos cognitivos e no metabolismo. A absorção é mais rápida, com cerca de 20% de alto valor biológico com aminoácidos em uma dieta equilibrada.

Gravidez

Ele é muito recomendável para mulheres grávidas, pois ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central, cérebro e olhos do feto.

Diminui as chances de engordar

A vasta quantidade de proteínas e nutrientes essenciais permite a formação de massa muscular, melhorando o metabolismo e a resistência nas atividades esportivas. Ele ajuda na sensação de saciedade, reduzindo a ansiedade e a ingestão calórica, sendo uma boa opção alimentar para quem quer perder peso, sem dietas radicais.

Ossos

A tilápia tem uma boa quantidade de fósforo, que é uma fundamental para o desenvolvimento e crescimento do tecido ósseo. Ele, também, é responsável pela manutenção dos dentes e das unhas, mantendo-forte e resistente prevenindo a osteoporose, à medida que envelhecemos.

Anemia

A tilápia ajuda a prevenir a anemia, a cuidar da pele e unhas, graças às vitaminas do complexo B3, B6, B9 e B12, magnésio, zinco. 

Cérebro

A tilápia tem o ômega-3, os ácidos graxos e potássio que aumenta a oxigenação no cérebro, sendo essencial para equilibrar os fluidos do corpo. Ele ajuda nos impulsos cerebrais e na deposição de nutrientes no corpo.

Evita o envelhecimento precoce

Este peixe tem selênio que ajuda a rejuvenescer ou estimular a vitamina E e C e melhora a qualidade e saúde da pele. Ele melhora a saúde e a aparência de sua pele e impede os danos causados pelos radicais livres, reduzindo de rugas, flacidez, manchas de idade.

Digestão

O peixe melhora o sistema digestivo com os nutrientes essenciais e a textura da carne, que o torna fácil de digerir e diminui as chances de inflamação e prisão de ventre.

Receita de tilápia  

Ingredientes: 2 batatas, 6 filés de tilápia, 1 maço de cebolinhas, 1 maço de salsinha, 2 cenouras, suco de 1 limão, sal a gosto, azeite

Preparo: Pegue as batatas e cenouras em rodelas e coloque-as para cozinhar na água com sal até estarem cozidas. Deixe as batatas em uma forma, derrame um pouco de azeite por cima e leve ao forno até que as batatas fiquem douradas.

Os filés de tilápia devem ser temperados com sal, a cebolinha e a salsinha. Ponha-os em uma frigideira junto com o azeite e deixe até dourar junto com as cenouras.